A SABEDORIA DE VIVER O TEMPO CERTO










Culto em 02JUN2019


Introdução


Irmãos, Graça e Paz do nosso Senhor Jesus Cristo.

É conhecida em nossa tradição a sabedoria de Salomão. É frequente a lembrança da forma sábia com que encerrou uma disputa entre duas mulheres sobre uma criança, ao propor a morte desta, desmascara a falsa mãe.

Mas, não é apenas como sábio que Salomão entra na história. É como um bon vivant, colecionador de mulheres e seus prazeres, palácios e ditos recolhidos de muitos povos — pérolas de sabedoria. Mas sobretudo fica de Salomão a frieza cortante com que encara a vida debaixo do sol, impiedosamente, ele destaca que nada tem sentido; tudo é vão, um sopro. Nada merece mérito porque tudo é canseira e enfado.

Por isso, o livro de Coélet, ou Eclesiastes, na versão da Vulgata, durante longos anos foi visto com reticência pelos rabinos, e só com muita dificuldade foi recebido na Tanak. De tudo isso, resta, ressalvado o ceticismo filosófico desse sábio, sua conclusão para todos: buscar a Deus, acima de tudo, mesmo da pior desrazão.  

O que quero destacar na mensagem de hoje é como Salomão chegou a essa conclusão, a conclusão de que só a busca por Deus pode preencher de sentido o não-sentido. Para tal, quero elencar três apostas que ele fará ao longo de sua busca: a busca da sabedoria pelo conhecimento, pelo prazer e dinheiro e, por fim, através do trabalho.



***



Ecl 1.1-9

1 Palavra do Pregador, filho de Davi, rei de Jerusalém:
2 Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade.
3 Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?
4 Geração vai e geração vem; mas a terra permanece para sempre.
5 Levanta-se o sol, e põe-se o sol, e volta ao seu lugar, onde nasce de novo.
6 O vento vai para o sul e faz o seu giro para o norte; volve-se, e revolve-se, na sua carreira, e retorna aos seus circuitos.
7 Todos os rios correm para o mar, e o mar não se enche; ao lugar para onde correm os rios, para lá tornam eles a correr.
8 Todas as coisas são canseiras tais, que ninguém as pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem se enchem os ouvidos de ouvir.
9 O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; nada há, pois, novo debaixo do sol.

         Decerto, não há nada de novo debaixo do sol. Ora, se os gregos têm seus filósofos, os judeus, também. É assim que a tradição interpreta essa busca de Salomão, não pela ascese mística, não pela via contemplativa, mas pela razão que observa; pelo juízo inquisitivo sobre a realidade. Salomão vai ao cerne da questão tal qual um filósofo, observando — e experimentando — tudo que há debaixo do sol.

         Fatos que implicam o ciclo ad nauseam das coisas, o, por assim dizer, eterno-retorno de tudo:


1. “já não se fazem mais jovens como antigamente” escrita hieroglífica cursiva no interior das paredes internas de sarcófagos do ano 1500 anos AC;

2. Irmãos, durante muitos séculos o livro de Eclesiastes foi um incômodo para muitos teólogos, sobretudo porque tinha como pressuposto um ceticismo cortante, um pessimismo radical diante da realidade, e, segundo muitos, algumas contradições, como esta no cap. 7. 16-17:  16 Portanto, não seja justo nem sábio demais! Por que destruir a si mesmo? 17 Tampouco seja perverso demais. Não seja tolo; por que morrer antes da hora?

3. O que eu quero meditar com os irmãos apesar dessas polêmicas é COMO SALOMÃO PODE NOS AJUDAR A ENXERGAR, MAS SOBRETUDO VIVER A REALIDADE, DE MANEIRA SÁBIA E LÚCIDA. PARA ISSO, ELE TEVE QUE APOSTAR INICIALMENTE EM TRÊS MANEIRAS DE VIVER DEBAIXO DO SOL, PARA SÓ DEPOIS DISSO, APREENDER A MANEIRA CORRETA DE VIVER COM O SOL DA JUSTIÇA.   


1. PRIMEIRA APOSTA: O CONHECIMENTO

Ecl 1.18
1.18 Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta ciência aumenta tristeza.

1. Matéria publicada no El País, 27 de março de 2018
“O doutorado é prejudicial à saúde mental”
Estudo diz que doutorandos são seis vezes mais propensos a desenvolverem ansiedade ou depressão.

2. Matéria publicada na Folha de SP, 27.10.2017
“Suicídio de doutorando da USP levanta questões sobre saúde mental na pós”
Prazos apertados, pouco dinheiro, pressão para publicar artigos, carga de trabalho excessiva, cobranças, solidão. A vida de quem está na pós-graduação não é fácil.



2. SEGUNDA APOSTA: O PRAZER SENSUAL E O DINHEIRO

Ecl 2.1-11

1 Disse comigo: vamos! Eu te provarei com a alegria; goza, pois, a felicidade; mas também isso era vaidade.
2 Do riso disse: é loucura; e da alegria: de que serve?
3 Resolvi no meu coração dar-me ao vinho, regendo-me, contudo, pela sabedoria, e entregar-me à loucura, até ver o que melhor seria que fizessem os filhos dos homens debaixo do céu, durante os poucos dias da sua vida.
4 Empreendi grandes obras; edifiquei para mim casas; plantei para mim vinhas.
5 Fiz jardins e pomares para mim e nestes plantei árvores frutíferas de toda espécie.
6 Fiz para mim açudes, para regar com eles o bosque em que reverdeciam as árvores.
7 Comprei servos e servas e tive servos nascidos em casa; também possuí bois e ovelhas, mais do que possuíram todos os que antes de mim viveram em Jerusalém.
8 Amontoei também para mim prata e ouro e tesouros de reis e de províncias; provi-me de cantores e cantoras e das delícias dos filhos dos homens: mulheres e mulheres.
9 Engrandeci-me e sobrepujei a todos os que viveram antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria.
10 Tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o coração de alegria alguma, pois eu me alegrava com todas as minhas fadigas, e isso era a recompensa de todas elas.
11 Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol.

1. Matéria da BOL, em 16.04.2019
“13 famosos desabafam”

Whindersson Nunes
O youtuber e humorista Whindersson Nunes surpreendeu muitos de seus seguidores "Apesar de tudo de bom que vem acontecendo comigo, de tudo que já conquistei, eu me sinto há alguns anos triste", escreveu o piauiense. E completou: "Eu sinto angústia todos os dias, todos os dias, algumas risadas, algumas brincadeiras e depois lá estou eu de novo com esse sentimento ruim".

Paula Fernandes
A artista disse que sofreu com a doença logo no início da carreira: "Foi um conjunto de coisas: ter assumido responsabilidades muito cedo, ter me tornado arrimo de família... Com 18 anos, vi que faltava vida social". Além de um quadro grave de depressão, ela disse que foi afetada, inclusive, por pensamentos suicidas, o que a ajudou a perceber que algo realmente não estava bem: "Avistei a janela e queria pular. Aí vi que o negócio estava feio. Emagreci 7 quilos, cabelo caiu, foi 'uó'".


Adele

Entre as celebridades internacionais, a cantora Adele disse "Eu tenho um lado escuro. Eu sou muito propensa à depressão. Eu posso entrar e sair dela muito facilmente.


Demi Lovato

A cantora Demi Lovato também falou sobre seu quadro de depressão. "Eu sinto que me livrei dos meus problemas com alcoolismo e que não preciso pensar mais nisso. Mas o meu esforço com os transtornos alimentares é algo com o qual eu ainda lido", confessou. Na adolescência, ela disse que sofreu bullying e que isso foi um gatilho para automutilação: "Voltei a me cortar e teve um tempo em que minha mãe tinha medo de me acordar de manhã porque ela não sabia se me encontraria viva ou morta quando abrisse a porta do meu quarto, porque toda vez que eu me cortava, eu ia mais fundo".


3. TERCEIRA APOSTA: O TRABALHO

24 Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto, vi também que isto vem da mão de Deus,
25 pois, separado deste, quem pode comer ou quem pode alegrar-se?
26 Porque Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dar àquele que agrada a Deus. Também isto é vaidade e correr atrás do vento.

Matéria da Revista Exame, de 13 de setembro de 2016, apota:

“As 20 profissões mais estressantes” (Curiosamente mais da metade dessas carreiras são as mais bem pagas e por isso as mais procuradas, como cirurgião, anestesita e executivos)
De médico a dançarino, aqui está o ranking da Business Insider das carreiras onde os profissionais estão expostos a altos níveis de estresse.


DIANTE DESSE QUADRO:
— ONDE SER FELIZ POR MEIO DO CONHECIMENTO,
DO PRAZER SENSUAL OU DO TRABALHO É INVIÁVEL

RESTA A SALOMÃO CONSTATAR A TOTAL AUSÊNCIA DE SENTIDO EM TUDO QUE HÁ DEBAIXO DO SOL.



E essa ausência de sentido leva o sábio pregar à fuga da vida! (TAL QUAL JÓ QUE AMALDIÇOOU O DIA DE SEU NASCIMENTO E JULGOU MELHOR MORRER)



Ecl 4.1-4

1 Vi ainda todas as opressões que se fazem debaixo do sol: vi as lágrimas dos que foram oprimidos, sem que ninguém os consolasse; vi a violência na mão dos opressores, sem que ninguém consolasse os oprimidos.
2 Pelo que tenho por mais felizes os que já morreram, mais do que os que ainda vivem;
3 porém mais que uns e outros tenho por feliz aquele que ainda não nasceu e não viu as más obras que se fazem debaixo do sol.
4 Então, vi que todo trabalho e toda destreza em obras provêm da inveja do homem contra o seu próximo. Também isto é vaidade e correr atrás do vento.

Atentem:
Os versos 3 e 4: revelam um profundo ceticismo, um agudo desejo de morte, tanto em relação à velhice quanto à fertilidade.

v.3: Em relação à velhice: a proliferação da liberação da eutanásia e da morte assistida no mundo.

Matéria da Revista Renascença de 01FEV2017.
Um olhar sobre a história da legalização destas práticas na Europa e nos Estados Unidos mostra que o número de pedidos de morte assistida tende a aumentar ano após ano; que em certos países, como a Bélgica, os critérios vão-se expandido para incluir menores e pessoas sem histórico clínico registado; e ainda que, em vários locais onde o suicídio assistido é legal, a taxa de suicídio aumentou em vez de regredir.

Na Suíça, o suicídio assistido é uma prática com alguns anos de história. A lei admite a intervenção de terceiros. O aumento do turismo para o suicídio tem levantado alertas entre a comunidade médica e académica internacional.


v. 4. Matéria da Revista Exame de 26 de maio de 2018. Afirma:  
Atualmente, 60% da população mundial vive em países cujas legislações preveem o aborto. Veja aqui como o procedimento é encarado em diferentes países.


·      MAS ONDE RESIDE A SABEDORIA DE SALOMÃO MEUS IRMÃOS?
·      A SABEDORIA DE SALOMÃO RESIDE EM TER ELE DESCOBERTO QUE HÁ UM TEMPO QUE NÃO É REGIDO PELO SOL FÍSICO, ASTRONÔMICO, MAS UM TEMPO QUE É REGIDO PELO SOL DA JUSTIÇA.
Ecl 3.1-11

1 Tudo tem o seu tempo (zeman-khronos) determinado, e há tempo (êt-kairos) para todo propósito debaixo do céu:
2 há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;
3 tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar;
4 tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria;
5 tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar;
6 tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora;
7 tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar;
8 tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.
9 Que proveito tem o trabalhador naquilo com que se afadiga?
10 Vi o trabalho que Deus impôs aos filhos dos homens, para com ele os afligir.
11 Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade (olam) no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.

AS TRÊS FORMAS DE VIVER O TEMPO SEGUNDO SALOMÃO:

PRIMEIRA FORMA: É O CONHECIDO TEMPO CRONOLÓGICO DAS ESTAÇÕES E DAS FESTAS JUDAICAS, EM HEBRAICO “ZEMAN”, TRANDUZIDO PARA O GREGO COMO KRONOS. O TEMPO DOS DIAS DA SEMANA, DO CALENDÁRIO E DO RELÓGIO É O TEMPO COMO CONHECEMOS DIA A DIA.

SEGUNDA FORMA DE TEMPO, TAMBÉM MUITO CONHECIDA, QUE ESTÁ REFERIDO NA SEGUNDA VEZ QUE O TERMO APARECE NO VERSO 1. TRATA-SE DO “TEMPO DA VIVÊNCIA INTERIOR DO HOMEM”, “TEMPO DE QUALIDADE”, DO “TEMPO DA ALEGRIA”, DO “ÊXTASE” E DA “DECISÃO”. AQUELE MOMENTO OPORTUNO DE UMA BOA LEMBRANÇA (O NASCIMENTO DE UM FILHO, A CONQUISTA DE ALGO DESEJADO, O INSTANTE EXTRAORDINÁRIO) É O TEMPO DO MOMENTO OPORTUNO. EM HEBRAICO, “ÉT”, TRADUZIDO PARA O GREGO COMO KAIROS.

MAS, O GRANDE INSIGHT DE SALOMÃO ESTÁ NA DESCOBERTA DE UMA TERCEIRA FORMA DE TEMPO, QUE SE ENCONTRA NO VERSO 11.

UM TEMPO QUE SE ENCONTRA NO TEMPO E AO MESMO TEMPO FORA DO TEMPO, UM TEMPO-OUTRO (EM HEBRÁICO, OLÁM). UM TEMPO CUJA RAIZ APONTA PARA ALGO OCULTO DENTRO DO TEMPO. UM TEMPO QUE CHEGOU ATÉ NÓS EM PORTUGUÊS PELO TERMO ETERNIDADE.


Notem o seguinte: Salomão empreende sua busca por três caminhos que, até hoje, são caminhos em que nós buscamos a felicidade. Sabedoria, no sentido forte do termo, é a capacidade para ser feliz, pois o sábio é quem atingiu a beatitude. Apesar dessa busca incessante (a culminar inclusive com a divisão de Israel por meio do paganismo vindo com as mulheres "estrangeiras"), é só com o abandono desse tempo-diário (khronos), e desse tempo-do-prazer (kairos), esse êxtase hedonista, que Salomão encontra um tempo-Outro, o Eterno.

O que é o Eterno se não a capacidade para ver o céu na terra? Portal que se nos abre para ver Deus na face do pobre ou revelado na Natureza? Sobretudo descrito na Bíblia e vivido na Palavra que dá vida? que preenche de cor o que é só preto-e-branco? 
Se o paganismo santifica lugares e objetos, duma catedral a um amuleto, ou um terço orante, a nós, Salomão ensina santificar o tempo, consagrando nossa vida: que nada mais é que escoamento do tempo e, dessa forma, no cap. 12, ele conclama a que os jovens busquem a Deus. Que os jovens, com sua vitalidade fundamental, gozem do Eterno — apesar de Tudo não fazer sentido algum “debaixo do sol”.  


DEUS COLOCOU A ETERNIDADE EM NOSSO CORAÇÃO PARA QUE VIVAMOS ACIMA DAS NOTÍCIAS DIÁRIAS,

ACIMA DOS PROBLEMAS DIÁRIOS,

ACIMA DAS FRUSTRAÇÕES, DAS FADIGAS E CANSAÇOS.

ACIMA DAS PROVAÇÕES A QUE SOMOS SUBMETIDOS TODOS OS DIAS.

DEUS NOS DEU OLHOS PARA VER SUA GLÓRIA QUE ESTÁ OCULTO NO TEMPO EM QUE A MAIORIA DAS PESSOAS VIVEM DEBAIXO DO SOL, DA VAIDADE E DA ILUSÃO.

POR FIM,

Mt 12.42
42 A rainha do Sul se levantará, no Juízo, com esta geração e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui está quem é maior do que Salomão.




Comentários

Postagens mais visitadas