AS DEZ PROVAÇÕES DE PAULO E NÓS





O personagem que estudaremos hoje:

1. É um judeu da dispersão nascido em Tarso, por volta do ano 8 DC;

2. É filho de judeus da tribo de Benjamim, que são comerciantes de tendas, onde aprende o ofício de fabricar tendas e herda a cidadania romana de nascimento;

3. Ainda adolescente vai a Jerusalém estudar a Lei e os Profetas na Escola do maior rabino da época, Gamaliel;

4. Ademais os estudos regulares de Bíblia Hebraica, ele aprende grego, hebraico clássico e o aramaico, que era língua do povo judeu na época; alguns eruditos afirmam sem dúvidas que o nosso personagem também falava latim.

4. Antes dos 20 anos de idade ele ingressa na seita mais fundamentalista do judaísmo, a seita dos fariseus.

5. O livro de Atos vai dizer que ele aprovou o apedrejamento de Estêvão

6. Atos também irá dizer que ele “devastava” a Igreja do Senhor por meio de severa perseguição.

7. E é o mesmo livro de Atos que vai nos apresentar sua conversão no cap. 9 e, a partir daí, como esse assassino de cristãos vai ser:  o maior missionário de todos os tempos dessa mesma igreja; como ele se tornará o maior plantador de igrejas de todos os tempos; o maior escritor do NT e o autor das principais doutrinas da nossa fé reformada: como a doutina da justificação pela fé; a doutrina da graça e toda soteriologia. 


Meu desafio nessa manhã é apresentar aos irmãos como cada provação na vida do Apóstolo se refletiu num aprendizado espiritual que ele posteriormente escreverá às igrejas que evagelizou e aos seus filhos na fé, Timóteo e Tito.

Separei, para isso, 10 provações que Paulo enfrentou e suas respectivas lições.















Primeira provação:
A perda da reputação e da autoridade de Rabi na
fuga de Damasco num cesto



At 9.23-25


23 Decorridos muitos dias, os judeus deliberaram entre si tirar-lhe a vida; 24 porém o plano deles chegou ao conhecimento de Saulo. Dia e noite guardavam também as portas, para o matarem. 25 Mas os seus discípulos tomaram-no de noite e, colocando-o num cesto, desceram-no pela muralha.


Primeira Lição

Fp 3.8-9

8 Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo 9 e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé;

2 Tm 4.17
17 Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão.






1. Mais importante que a sua reputação perante o mundo ou a estima e a compreensão dos seus velhos amigos, sobretudo o que vão achar da sua conversão: importa a você nascer de novo. Persevere em nome de Jesus até o fim.











Segunda provação:
As duas fortes oposições

Oposição maligna direta, Elimas o feiticeiro judeu guru de Sérgio Paulo

At 13.8

6 Havendo atravessado toda a ilha até Pafos, encontraram certo judeu, mágico, falso profeta, de nome Barjesus, 7 o qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, que era homem inteligente. Este, tendo chamado Barnabé e Saulo, diligenciava para ouvir a palavra de Deus. 8 Mas opunha-se-lhes Elimas, o mágico (porque assim se interpreta o seu nome), procurando afastar da fé o procônsul.

Oposição ministerial, com a deserção de João Marcos na 1 Viagem Missionária em Perge

At 13.13

13E, navegando de Pafos, Paulo e seus companheiros dirigiram-se a Perge da Panfília. João, porém, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.

Segunda Lição

Ef 6.12-18 (Experiência Elimas)

12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. 14 Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. 15 Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; 16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus


2Cor 4.3-4 (Experiência Elimas)

3 Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, 4 nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.


Rm 12.4-5 (Experiência João Marcos)

4 Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, 5 assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,

2. Saiba que a guerra que você decidiu lutar ao lado de Cristo é uma guerra espiritual, com satanás a todo momento buscando tocar em pessoas preciosas a você. Por isso, persevere em nome de Jesus até o fim.
Terceira provação:
Apedrejamento em Listra


At 14.19

19 Sobrevieram, porém, judeus de Antioquia e Icônio e, instigando as multidões e apedrejando a Paulo, arrastaram-no para fora da cidade, dando-o por morto.





Terceira Lição

2 Cor 11.25-29

25 fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; 26 em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; 27 em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez. 28 Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas. 29 Quem enfraquece, que também eu não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me inflame?


2 Cor 12.2-4

2 Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) 3 e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) 4 foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.




3. As pedras virão, elas te machucarão pra valer, poderão te derrubar por momentos, mas jamais poderão fazer você desistir. Você vai se levantar e vai voltar para o lugar onde foi derrotado para vencer. Persevere em nome de Jesus até o fim.









Quarta provação
Açoites e Prisão em Filipos
(Paulo e Silas, na segunda viagem missionária por terem expulsão o demônio da necromante)


At 16.22

22 Levantou-se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. 23 E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. 24 Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. 25 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.


Lição
Diálogo Paulo e Silas, no cárcere interior:

2Cor 4.8-18

8 Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; 9 perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; 10 levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. 11 Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. 12 De modo que, em nós, opera a morte, mas, em vós, a vida. 13 Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos, 14 sabendo que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará convosco. 15 Porque todas as coisas existem por amor de vós, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para glória de Deus. 16 Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, 18 não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.


4. Você sofrerá violência contra o teu nome, será ameaçado, verdadeiros açoites contra o seu caráter; você sofrerá violência emocional e poderá até ser jogado no fundo de um cárcere psicológico. Mas Paulo nos insta aqui: Persevere em nome de Jesus até o fim.




Quinta provação
Fuga de Tessalônica e Ridicularização em Atenas


At 17.10

10E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas [de Tessalonica] para Bereia


At 17.18

18 E alguns dos filósofos epicureus e estoicos contendiam com ele, havendo quem perguntasse: Que quer dizer esse tagarela?


Lição
1Cor 4.11-13

11 Até à presente hora, sofremos fome, e sede, e nudez; e somos esbofeteados, e não temos morada certa, 12 e nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; 13 quando caluniados, procuramos conciliação; até agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos.




5. Se for necessário, saia de onde você está para permanecer em Cristo. Se for necessário correr, corra. Se for urgente fugir, fuja para guardar a sua fé. Sempre persevere em nome de Jesus até o fim.







Sexta provação
É um combo de três episódios:
1. A cabeça raspada pelo voto encerrado em Cencréia
2. A fuga de Eféso depois de deixar Gaio e Aristarco em maus lençois
3. O acidente com Eutico em Troade quando ele cai da janela e morre durante uma pregação de Paulo



Lição


1Cor 9.19-20
(experiência do voto)
19 Porque, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. 20 Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora não esteja eu debaixo da lei.

Rm 13.11-12
(Pensando em Eutico e todos aqueles que não se concentram na Palavra mesmo dentro da casa de Deus, sempre com o olhar na janela)

11 E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. 12 Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.

Ef 5.14

14 Pelo que diz:
Desperta, ó tu que dormes,
levanta-te de entre os mortos,
e Cristo te iluminará.
15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, 16remindo o tempo, porque os dias são maus.


6. Renúncias virão, haverá momentos de votos para crescimento espiritual, haverá acidentes e incidentes, mas persevere em nome de Jesus até o fim.



Sétima provação:
Prisão em Jerusalém e tapa na boca em Jerusalém


At 22.24
24ordenou o comandante que Paulo fosse recolhido à fortaleza e que, sob açoite, fosse interrogado para saber por que motivo assim clamavam contra ele.

At 23.2-3
2 Mas o sumo sacerdote, Ananias, mandou aos que estavam perto dele que lhe batessem na boca.


Lição

2 Cor 6.1-10

1E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus 2 (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação); 3 não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o ministério não seja censurado.
4 Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias, 5 nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, 6 na pureza, no saber, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, 7 na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, quer ofensivas, quer defensivas; 8 por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores e sendo verdadeiros; 9 como desconhecidos e, entretanto, bem-conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; 10 entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.



7. Às vezes vão pedir para você sair de cena, às vezes vão te mandar calar a boca. Chegará uma época em que todos poderemos até ficar amordaçados dentro da nossa própria casa, contra filhos ou filhas, irmãos ou irmãs. Mas como Paulo, persevere em nome de Jesus até o fim.




Oitava provação:
Paulo preso em Cesaréia confronta dois casais poderosos do Império
Félix e Drusila
Agripa e Berenice
At 24.24
24 Passados alguns dias, vindo Félix com Drusila, sua mulher, que era judia, mandou chamar Paulo e passou a ouvi-lo a respeito da fé em Cristo Jesus.

At 25.23
23 De fato, no dia seguinte, vindo Agripa e Berenice, com grande pompa, tendo eles entrado na audiência juntamente com oficiais superiores e homens eminentes da cidade, Paulo foi trazido por ordem de Festo.
Lição:
Rm 1.18-32
18 A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; 19 porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. 20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; 21porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. 22Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos 23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.
24 Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; 25 pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! 26 Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; 27 semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro. 28 E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, 29 cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, 30 caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, 31 insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. 32 Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.

8. Você terá oportunidades de baratear o evangelho na sua conduta, será tentado a compatibilizar o discurso entre os dois mundos. Será sugestionado a não ser tão radical. Mas sempre faça a sua audiência tremer com o Senhor dos Exércitos: persevere em nome de Jesus até o fim.
Nona e décima provação ocorrem na Viagem de Paulo a Roma:

Paulo depois de dois anos preso é mandado para Roma e na viagem sofre um naufrágio e, ao aportar numa Ilha, a Ilha de Malta é picado por uma cobra venenosa;

Por fim, Paulo chega a Roma para o último capítulo de sua história e lemos em

Atos 28.23-24 que:

23 Havendo-lhe eles marcado um dia, vieram em grande número ao encontro de Paulo na sua própria residência. Então, desde a manhã até à tarde, lhes fez uma exposição em testemunho do reino de Deus, procurando persuadi-los a respeito de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas. 24 Houve alguns que ficaram persuadidos pelo que ele dizia; outros, porém, continuaram incrédulos. 25 E, havendo discordância entre eles, despediram-se, dizendo Paulo estas palavras: Bem falou o Espírito Santo a vossos pais, por intermédio do profeta Isaías, quando disse: 26 Vai a este povo e dize-lhe: De ouvido, ouvireis e não entendereis; vendo, vereis e não percebereis. 27 Porquanto o coração deste povo se tornou endurecido; com os ouvidos ouviram tardiamente e fecharam os olhos, para que jamais vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, para que não entendam com o coração, e se convertam, e por mim sejam curados.


Rm 8.28-39

28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? 33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. 35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como está escrito:
Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.



Depois desta grande descoberta que é a predestinação daqueles que foram comprados pelo sangue de Cristo Jesus, da justificação pela fé e a perseverança dos santos é que Paulo pode escrever ao seu filho na fé, Timóteo:


2 Tm 4.6-8

6 Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. 7 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. 8Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.



O que fica de tudo: Persevere em nome de Jesus até o fim.


Comentários

Postagens mais visitadas