O caminho da redenção em Jó (pregação na Igreja Presbiteriana em 10MAI2020)


Culto IPC

10MAI20

ano do centenário

 

Tema: O caminho da esperança (*)

 

Introdução  

 

Graça e Paz do nosso Senhor Jesus Cristo,

 

Gostaria que os irmãos abrissem vossas bíblias no Livro de Jó e permanecessem com ela aberta durante nossa exposição pois hoje vamos falar sobre o “caminho da esperança em Jó”.

 

A história de Jó é bem conhecida de todos nós. Trata-se de um homem que viveu no tempo dos patriarcas, mais especificamente no tempo de Abraão, portanto bem antes de Israel se tornar uma nação.

 

Jó vivia numa região geográfica chamda “Terra de Uz” e era um homem, como o próprio Deus dirá: “íntegro e reto”, que “temia a Deus e se mantinha afastado do mal”.

 

Jó também era um homem muito rico até que Deus por meio de Satanás resolve pô-lo à prova, primeiro retirando todos os seus bens materiais, filhos e servos (num único dia Jó perde 10 filhos numa espécie de furacão) e, num segundo momento, tirando a sua própria saúde.

 

Jó, a partir daí, entra para a história judaico-cristã como o homem que persevera na sua fé em Deus apesar de tudo.

 

Que preserva sua integridade mesmo diante dos piores sofrimentos. Diante das mais terríveis acusações de seus amigos até ser redimido por Deus ao fim do livro que restitui tudo que ele havia perdido em dobro.

 

Essa é a história de Jó que aprendemos na Escola Dominical e que está diluída no senso comum quando nos referimos a alguém com paciência: a paciência de Jó.

 

O que quero desenvolver brevemente hoje, é saber:

 

Como Jó desenvolveu essa esperança inabalável pela qual ele é digno de imensa reputação, mas sobretudo, como Jó desenvolveu o seu caráter como homem de Deus. Como Jó, partindo inicialmente do entendimento de Deus, cresce até a fé e chega a contemplação de Deus, não sem antes, passar por momentos de profunda dúvida, revolta e por que não dizer até, DEPRESSÃO. 

 

 

Portanto, nosso objetivo hoje é mostrar onde Jó erra para SOMENTE depois acertar.

 

É mostrar, sobremaneira, que o personagem principal dessa história não é Jó, tampouco um de seus amigos, mas Deus que declara Jó “íntegro e reto” — apesar de Jó.

 

É mostrar que DEUS SE REVELA A NÓS QUANDO MAIS PRECISAMOS E MANIFESTAMOS A NOSSA DEPENDÊNCIA DELE.

 

 

 

 

LEIAMOS

 

Jó 1. 13-22 (a primeira provação)

 

13 Sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa do irmão primogênito,

14 que veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles;

15 de repente, deram sobre eles os sabeus, e os levaram, e mataram aos servos a fio de espada; só eu escapei, para trazer-te a nova.

16 Falava este ainda quando veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu; só eu escapei, para trazer-te a nova.

17 Falava este ainda quando veio outro e disse: Dividiram-se os caldeus em três bandos, deram sobre os camelos, os levaram e mataram aos servos a fio de espada; só eu escapei, para trazer-te a nova.

18 Também este falava ainda quando veio outro e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa do irmão primogênito,

19 eis que se levantou grande vento do lado do deserto e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre eles, e morreram; só eu escapei, para trazer-te a nova.

20 Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou;

21 e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!

22 Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

 

 

 

Agora, leiamos:

 

Jó 2.6-10

 

6 Disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está em teu poder; mas poupa-lhe a vida.

7 Então, saiu Satanás da presença do SENHOR e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.

8 Jó, sentado em cinza, tomou um caco para com ele raspar-se.

9 Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre.

10 Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.

 

Meditar:

 

·      Atitude exemplar de Jó: Jó entendia a soberania de Deus;

·      Jó entendia que Deus é Senhor sobre todos os acontecimentos;

·      Preservou a sua fé em Deus;

·      Não blasfemou a Deus. Pelo contrário, bradou: bendito seja o nome do Senhor.

·      Jó derrota as TRÊS TESES DE SATANÁS: A DE QUE SERVIMOS A DEUS POR DINHEIRO, FAMÍLIA E SAÚDE.

 

 

Mas, todos sabemos desde o surgimento da psicologia que o luto cobra seu preço devagar, em 05 fases.

 

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.

 

Jó estava experimentando nesse primeiro momento apenas a primeira fase do trauma, do choque:

 

·      AGIA COMO SE TUDO ESTIVESSE COMO ANTES.

 

·      O SEU ENTENDIMENTO RACIONAL SOBRE DEUS AINDA MOBILIZAVA SUAS AÇÕES.

 

·      JÓ ATRAVÉS DA SUA VISÃO DE MUNDO PROCURA NÃO ENTRAR EM CONTATO COM A REALIDADE.

 

·      COMO SE ELE NÃO QUISESSE FALAR SOBRE O ASSUNTO.

 

·      DANDO POR ENCERRADO O ASSUNTO E LOUVANDO A DEUS POR TUDO.

 

 

 

 

 

 

 

MAS, A FICHA DA DESGRAÇA QUE VEM APÓS O SEPULTAMENTO VAI LENTAMENTE CAINDO DURANTE OS RITUAIS DO LUTO. A SEGREGAÇÃO SOCIAL DO EX-RICO E AGORA POBRE E LEPROSO VAI GANHANDO CORPO...

 

Jó 2.11-13

 

11 Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que lhe sobreviera, chegaram, cada um do seu lugar: Elifaz, o temanita, Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita; e combinaram ir juntamente condoer-se dele e consolá-lo.

12 Levantando eles de longe os olhos e não o reconhecendo, ergueram a voz e choraram; e cada um, rasgando o seu manto, lançava pó ao ar sobre a cabeça.

13 Sentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, pois viam que a dor era muito grande.

 

·      SETE DIAS E SETE NOITES EM SILÊNCIO

·      SETE DIAS E SETE NOITES EM NOCAUTE

·      SETE DIAS E SETE NOITES DESABANDO GRADUALMENTE DOS ALTOS IDEAIS RACIONAIS DA TEOLOGIA

·      SETE DIAS E SETE NOITES VENDO QUE O ENTENDIMENTO SOBRE DEUS NÃO ENTENDE É NADA.

 

E A RAIVA EXPLODE:  JÓ 3.1-4 (TRADUÇÃO NVT)

Por fim, Jó falou e amaldiçoou o dia de seu nascimento. Disse ele:

“Apagado seja o dia em que nasci

e a noite em que fui concebido.

Transforme-se esse dia em escuridão;

Deus, lá do alto, o ignore, e luz nenhuma brilhe sobre ele.

 

VERSOS 20-23, do Cap. 3

20 Por que se concede luz ao miserável e vida aos amargurados de ânimo,

21 que esperam a morte, e ela não vem? Eles cavam em procura dela mais do que tesouros ocultos.

22 Eles se regozijariam por um túmulo e exultariam se achassem a sepultura.

23 Por que se concede luz ao homem, cujo caminho é oculto, e a quem Deus cercou de todos os lados?

{CADÊ O HOMEM QUE LOUVA A DEUS NA ADVERSIDADE}

ATOS 16.23 (PAULO E SILAS LOUVAM NO CATIVEIRO)

 

23 E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança.

24 Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco.

25 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JÓ, PORTANTO, CLAUDICA NA SUA SEGURANÇA.

 

Aqui se inicia a sucessão de erros de Jó. Aqui se inicia o caminho da apostasia meus irmãos. Aqui se inicia o ponto de inflexão ante o qual TODOS NÓS IREMOS PASSAR UM DIA.

·      A AMARGURA

·      O DESERTO ESPIRITUAL

·      A DERROTA

·      A RAIVA POR SER QUEM SOMOS.

 

 

A ESPIRAL DE ERROS QUE JÓ DESENVOLVE A PARTIR DAQUI É EXTREMAMENTE PERIGOSA,

 

E NÓS MESMOS, SE NÃO SOUBÉSSEMOS QUE JÓ FOI DECLARADO “ÍNTEGRO E RETO” PELO PRÓPRIO DEUS.

 

SE NÓS COMO LEITORES ONISCIENTES DA HISTÓRIA NÃO TIVÉSSEMOS A CERTEZA QUE DEUS DECLAROU JÓ INOCENTE,

TERÍAMOS A SENSAÇÃO DE UM HOMEM QUE CAMINHA PARA O APAGAMENTO DA CHAMA DA FÉ.

DE UM HOMEM QUE SE ENCONTRA NO ABISMO DA DEPRESSÃO

 

 

 

 

 

VEJAMOS OS SINTOMAS DA DEPRESSÃO

1. Alteração do humor/ Irritabilidade (COMO JÓ TRATA SEUS AMIGOS)

19.1-4 

 

Então Jó falou novamente:

“Até quando vocês vão me atormentar?

Até quando vão me esmagar com suas palavras?

Dez vezes já me insultaram;

deveriam se envergonhar de me tratar tão mal.

Ainda que eu tivesse pecado,

seria problema meu, e não de vocês.

 

 

2. Desinteresse por coisas prazerosas (DESINTERESSE NA COMUNHÃO PASSADA)

 

29.1-3

 

Jó continuou a falar:

“Tenho saudade dos tempos que passaram,

dos dias em que Deus cuidava de mim.

Ele iluminava o caminho à minha frente,

e eu andava em segurança em meio à escuridão.

 

 

 

 

 

 

3. Problemas relacionados ao sono

 

7.3-4

 

3 assim me deram por herança meses de desengano e noites de aflição me proporcionaram.

4 Ao deitar-me, digo: quando me levantarei? Mas comprida é a noite, e farto-me de me revolver na cama, até à alva.

 

4. Mudanças no apetite

6.6-7

 

6 Comer-se-á sem sal o que é insípido? Ou haverá sabor na clara do ovo?

7 Aquilo que a minha alma recusava tocar, isso é agora a minha comida repugnante.

 

5. Perda ou ganho de peso

16.7-8

7 Na verdade, as minhas forças estão exaustas; tu, ó Deus, destruíste a minha família toda.

8 Testemunha disto é que já me tornaste encarquilhado, a minha magreza já se levanta contra mim e me acusa cara a cara.

 

6. Pensamentos recorrentes sobre morte

 

3.11

11 Por que não morri eu na madre? Por que não expirei ao sair dela?

 

6.11

11 Por que esperar, se já não tenho forças? Por que prolongar a vida, se o meu fim é certo?

 

10.18-19

18 Por que, pois, me tiraste da madre? Ah! Se eu morresse antes que olhos nenhuns me vissem!

19 Teria eu sido como se nunca existira e já do ventre teria sido levado à sepultura.

 

14.13

13 Que me encobrisses na sepultura e me ocultasses até que a tua ira se fosse, e me pusesses um prazo e depois te lembrasses de mim!

 

7. Sentimento de angústia e culpa

 

9.29

 

29 

Não importa o que aconteça, serei considerado culpado;

então de que adianta continuar lutando?

30.16-17

16 Agora, dentro de mim se me derrama a alma; os dias da aflição se apoderaram de mim.

17 A noite me verruma os ossos e os desloca, e não descansa o mal que me rói.

 

 

 

 

 

 

 

Onde Jó errou meus irmãos: NA SUA ENTREGA A DEPRESSÃO

 

1. QUANDO ELE PEDE SEUS DIREITOS EM RELAÇÃO A DEUS (AUTOJUSTIFICAÇÃO)

 

2. QUANDO ELE QUESTIONA A DEUS ACERCA DO QUE ELE, JÓ, FEZ DE ERRADO (QUANDO TRANSFORMA A GRAÇA DE DEUS EM MORALISMO)

 

3. QUANDO ELE QUER MEDIR FORÇAS COM DEUS NUM TRIBUNAL (QUANDO ELE QUER ENTENDER O QUE DEUS FAZ AO INVÉS DE CRER ACIMA DO ENTENDIMENTO)

 

 

 

 

 

 

 

 

VIRADA

 

 

 

 

 

 

 

PARTE 2

A ESPERANÇA QUE BROTA DA DOR

 

·      Irmãos, se a nossa exposição sobre Jó terminasse aqui você não poderia entender como este homem depressivo e amargurado pôde ter sido declarado justo pelo próprio Deus.

 

·      Porque, se nós não entedermos que Jó sofre não apenas pela perda dos seus bens, da sua família e da sua saúde, mas principalmente, pela sua própria concepção de Deus, desse Deus que abate até os justos de forma inexplicável, nós jamais entenderemos a esperança íntima que moveu Jó.

 

·      Esperança essa que começa a ser desenhada no cap. 16.11-19

 

 

 

 

 

 

 

 

Jó 16.11-19

11Deus me entrega ao ímpio

e nas mãos dos perversos me faz cair.

12Em paz eu vivia, porém ele me quebrantou;

pegou-me pelo pescoço e me despedaçou;

pôs-me por seu alvo.

13Cercam-me as suas flechas,

atravessa-me os rins, e não me poupa,

e o meu fel derrama na terra.

14Fere-me com ferimento sobre ferimento,

arremete contra mim como um guerreiro.

15Cosi sobre a minha pele o cilício

e revolvi o meu orgulho no pó.

16 O meu rosto está todo afogueado de chorar,

e sobre as minhas pálpebras está a sombra da morte,

17 embora não haja violência nas minhas mãos,

e seja pura a minha oração.

18 Ó terra, não cubras o meu sangue, e não haja lugar em que se oculte o meu clamor!

19Já agora sabei que a minha testemunha está no céu,

e, nas alturas, quem advoga a minha causa.

 

Atentem para o seguinte:

 

·      Do verso 11 até o verso 17 Jó diz de forma categórica que Deus o abatia. Que Deus o despedaçava. Que Deus lhe colocava ferida sobre ferida. Mas...

·      No verso 18 ele clama “Ó terra, não cubras o meu sangue, e não haja lugar em que se oculte o meu clamor!

·      Abra sua Bíblia por favor rapidamente em Gn 4.10: E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim. 

 

·      Jó não nega o seu Deus; Jó na blasfema contra o seu Deus, mas ele coloca o Deus que ele, Jó, serve para confrontar a natureza de um Deus que manda a dor e o sofrimento mas não manda a esperança. O que brotou no meio daquele sofrimento terrível para Jó é que EXISTE UMA PESSOA AÍ NO CÉU, QUE EU NÃO SEI QUEM É, QUE OUVE O CLAMOR DO MEU SANGUE — POR QUE SE NÃO HÁ ADVOGADO O QUE EU OUVI ACERCA DO JUSTO ABEL NÃO TEM SENTIDO.

 

·      AGORA ATENTE PARA O VERSO 19:

 

19 Já agora sabei que a minha testemunha está no céu,

e, nas alturas, quem advoga a minha causa.

 

Numa tradução mais literal do verso 19, nós temos:

 

19Eis que também, agora, está a minha testemunha no céu, e o meu fiador, nas alturas.

                                 

AGORA LEIA COMIGO Hb 7.22

 

22 por isso mesmo, Jesus se tem tornado fiador de superior aliança.

 

 

 

A essa altura da nossa exposição eu preciso pedir uma licença homilética aos irmãos:

 

— QUANDO JÓ CLAMA NO MEIO DA LEPRA DO PÓ E DA CINZA: DEUS ESTÁ ME PERSEGUINDO SIM MEUS AMIGOS (mui amigos, diga-se) 19 [mas] Eis que também, agora, está a minha testemunha no céu, e o meu fiador, nas alturas.

 

— Lá no céu, ALGUÉM SE LEVANTA E DIZ:

 

— PAI, teu servo Jó está invocando um FIADOR, EIS-ME AQUI.

 

— O que você me apresenta ao caso?

 

— Longanimidade.

 

A DESCOBERTA DE JÓ É QUE HÁ ALGUÉM QUE PODE SE RESPONSABILIZAR POR ELE,

QUE PODE FAZER JUSTIÇA POR E PARA ELE,

JÓ DESCOBRIU QUE NINGUÉM PODE VIVER ÀS EXPENSAS DO SEU PRÓPRIO CRÉDITO, PORQUE ELE, ASSIM COMO EU E VOCÊ, NÃO TEMOS CRÉDITO NENHUM PERANTE DEUS!

 

 

Cristo é o nosso FIADOR porque não temos crédito nenhum.

 

Cristo é o nosso FIADOR porque a nossa capacidade, a nossa fidelidade, a nossa liquidez é suspeita.

 

PORTANTO:

 

A ÚNICA FORMA DE SE RECONCILIAR COM UM DEUS QUE COBRA A FATURA É TER POR FIADOR AQUELE QUE RASGA O ESCRITO DE DÍVIDA.

 

QUANTOS DE NÓS NÃO PRECISA ENTENDER QUE JESUS É O FIADOR DO NOSSO:

 

1. CASAMENTO

2. DO NOSSO EMPREGO

3. DA EDUCAÇÃO DOS NOSSOS FILHOS

4. DO NOSSO MINISTÉRIO

 

·      No meio do sofrimento, Jó busca a Deus e encontra a face de um Deus que afiança à sua conduta; que responde em seu lugar toda e qualquer acusação.

·      Jó encontra o Deus que se obriga a realizar pagamento que ele Jó não consegue pagar.

·      No meio do sofrimento, 1800 anos antes de Jesus Cristo vir à Terra, Jó clama e é ouvido.

·      Jó começa a ter um olhar superior frente às circunstâncias

·      Jó começa no verso 19 a perceber que há um Deus, que não é distinto do seu Deus, que ouve o clamor do seu sangue e é o seu fiador.

 

 

Sigamos para a afirmação de Jó não mais do desespero e da amargura, mas da esperança.

Cap. 19.21-27:

21Compadecei-vos de mim, amigos meus,

compadecei-vos de mim, porque a mão de Deus me atingiu.

22Por que me perseguis como Deus me persegue

e não cessais de devorar a minha carne?

23Quem me dera fossem agora escritas as minhas palavras!

Quem me dera fossem gravadas em livro!

24Que, com pena de ferro e com chumbo,

para sempre fossem esculpidas na rocha!

25Porque eu sei que o meu Redentor vive

e por fim se levantará sobre a terra.

26Depois, revestido este meu corpo da minha pele,

em minha carne verei a Deus.

27Vê-lo-ei por mim mesmo,

os meus olhos o verão, e não outros;

de saudade me desfalece o coração dentro de mim.

 

·      No momento de maior fraqueza e sofrimento, a fé de jó é aperfeiçoada com a firme esperança do seu Redentor.

Como está escrito em 2 Cor 12.9, mais de 15 séculos depois, acerca dessa metodologia que Deus usa para nos fortalecer, Quando o Senhor diz a Paulo  9Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o [meu] poder se aperfeiçoa na fraqueza. 

·      A palavra Redentor no verso 25, é a palavra hebraica GAAL, que refere a mesma palavra usada por Jó no cap. 16.19: FIADOR.

 

·      QUE, POR SUA VEZ, É A MESMA PALAVRA UTILIZADA NO LIVRO DE RUTE 4.14: Então, as mulheres disseram a Noemi: Seja o Senhor bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste. E quem é o neto de Noemi? OBEDE QUE É AVÔ DE DAVI, CUJA DESCENDÊNCIA SERIA O NOSSO FILHO DE DAVI.

 

 

 

ENCERRANDO...

·      AGORA EU QUERIA QUE VOCÂ ATENTASSE COMIGO A UMA PROFECIA QUE UM DOS AMIGOS DE JÓ DIZEM A ELE:

 

Jó 8.7 ARA

7O teu primeiro estado, na verdade, terá sido pequeno,

mas o teu último crescerá sobremaneira.

Jó 8.7 NTLH

7A riqueza que você perdeu não será nada

comparada com o que Deus lhe dará depois.

 

 

O FINAL DESSA HISTÓRIA NÓS JÁ CONHECEMOS:

DEUS CURA JÓ, RESTABELECE SUA FAMÍLIA

DEUS AINDA RESTABELECE NUMA MEDIDA MUITO MAIOR TODA A SUA RIQUEZA

E AINDA LHE DÁ MAIS 140 ANOS DE LAMBUJA.

 

SE VOCÊ RECONHECER HOJE QUE É O SR. JESUS CRISTO O SEU FIADOR E O SEU REDENTOR: COMO NOS DIZ O PROFETA ISAÍAS vós comereis o melhor desta terra.

 

 

OREMOS!

 

 

(*) este sermão é a versão adaptada (e reformada) da obra:


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas