deuses falsos: poder, dinheiro e sexo










Sermão IPC (*)

06 de setembro 2020

 

Graça e Paz do nosso Senhor Jesus Cristo

 

Abra a Palavra de Deus em Êxodo 20.1

 

1 Então, falou Deus todas estas palavras: 2 Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3 Não terás outros deuses diante de mim. 4Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

Até aqui a Palavra do Senhor.

 

Oremos!

 

Introdução

João Calvino dizia, no Livro I cap. XI das Institutas, que “o coração do homem é uma fábrica de ídolos”. O contexto em que Calvino diz essa frase, que por sinal é mais citada que estudada, é uma resposta ao Bispo Católico Gregório que dizia que as “esculturas eram as Sagradas Escrituras dos analfabetos”, mas Calvino replicava dizendo que, e aqui eu cito textualmente, “que quem é instruído pelas imagens é enganado por fraude [defraudado] pela única doutrina que serve para instruí-los”. Resumindo que o reformador está a dizer é que toda vez que nosso coração estiver diante de algo que represente deus para nós ele vai fabricar um ídolo.   

E é por isso, que o seu filho — que você tanto ama — pode vir a ser um ídolo em sua vida.

E é por isso, que a sua mulher — que você tanto ama — pode vir a ser um ídolo em sua vida.

E é por isso, que a sua profissão, empresa ou ministério que consumiu tanto esforço e dedicação — e que você tanto ama — pode vir a ser um ídolo em sua vida.

 

TUDO PORQUE NOSSO CORAÇÃO QUE FORA CRIADO PARA AMAR A DEUS, DEFEITUOSO DEPOIS DA QUEDA, QUER EXERGAR E TRANSFORMAR EM DEUS TUDO AQUILO QUE AMA.

04 formas de identificar um ídolo em nossas vidas:

1.  A primeira delas é constatar que Quanto maior o bem, mais provável é que esperemos dele a satisfação das nossas necessidades e esperanças mais profundas. Qualquer coisa serve de deus falso, especialmente as melhores coisas da vida. Portanto, preferencialmente os ídolos serão: As “melhores” coisas da sua vida. (o desejo desenfreado por viagens, festas, lugares, ocasiões, celebrações, circunstâncias que mobilizam prioritariamente a sua atenção. (algum irmão pode achar que eu exagero até se lembrar daquelas pessoas que ficam desesperadas se não conseguem viajar todo feriadão, se não tem um lugar legal pra ir no findi, se não tem uma festa com gente bonita e interessante etc..). ÍDOLOS camuflados na dependência por boa vida.

2. A segunda forma de identifcar um ídolo em sua vida é constatar que algo ou alguém tem uma posição de central no seu coração; uma posição a ponto de fazer você investir nele a maior parte da sua paixão e energia, de seus recursos emocionais e financeiros, sem pensar duas vezes. E aqui eu posso incluir família e filhos, carreira profissional, conquistas pessoais, louvor dos nossos superiores ou posição social. (algum irmão pode achar que eu exagero até se lembrar daquele irmão que viola o DIA DO SENHOR porque está estudando pro concurso, porque está focado no TCC, porque precisa entregar um projeto urgente, porque vai disputar uma maratona etc)

3. A terceira forma é simplesmente observar, por vezes, tudo aquilo que você sempre quis: No livro de Romanos, Paulo escreveu que uma das piores coisas que Deus pode fazer às pessoas é “[entregá-las] ao desejo ardente de seus corações” (Rm 1.24). Por que o maior castigo imaginável seria permitir a alguém concretizar seu maior sonho? Porque nosso coração converte esses desejos em ídolos. No mesmo capítulo, Paulo resumiu a história da raça humana em uma frase: “… adoraram e serviram à criatura em lugar do Criador…” (v. 25).

4. a quarta forma é observar aquilo que retirado da sua vida te leva a perder a alegria de viver: Quando sua vida fica indigna de ser vivida pela perda algum bem ou alguém, esse bem ou esse alguém, é o seu deus. (e esse bem pode ser, inclusive, a sua saúde). Quantos de nós têm amado mais a própria vida do que a Deus? Quantos de nós não colocaram a própria saúde apesar de Deus.

 

 

NÓS PODERÍAMOS FAZER TODO UM ESTUDO ACERCA DA PLASTICIDADE QUE OS ÍDOLOS TÊM NA VIDA DAS PESSOAS, MAS EU QUERO FOCAR NAS TRÊS PRINCIPAIS DO NOSSO TEMPO: A IDOLATRIA DO PODER, A IDOLATRIA DOS PRAZERES, SOBRETUDO O PRAZER SEXUAL E, POR FIM, A IDOLATRIA DO DINHEIRO

 

FALEMOS PORTANTO, DE:

ABRAÃO, O pai da fé e grande patriarca do AT; E A IDOLATRIA DO PODER

 

Gn 22

1Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui! 2Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.

·      CONTEXTO: O que era a primogenitura na antiguidade?

1. O poder do clã em detrimento do indivíduo; a eternização.

·      A primogenitura como expressão de poder!

1. Quando Deus manifestou seu juízo contra o Egito por escravizar os israelitas, seu castigo final consistiu em tirar a vida dos primogênitos. A vida deles foi tirada por causa dos pecados das famílias e da nação. Por quê? Porque o filho primogênito era a família.

·      NOTE COMIGO:

·      Como Deus se dirigiu a Abraão

1. Atente para o verso 2: 2Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.

            1.1 DEUS SABE O NOME DE ISAQUE, PORÉM DEUS SE REFERE AO CORAÇÃO DE ABRAÃO.

·      A errônea interpretação de um pedido sem sentido ou um teste pelo teste.

1.  Deus não nos põe em provação pelo prazer de nos provar.

2. Deus não faz nada sem sentido.

3. Deus ao provar Abraão quer refinar a sua fé, quer aprofundar sua dependência, quer se revelar ainda mais como Deus suficiente àquele homem.

·      Deus não pede simplesmente que Deus mate Isaque, mas que o ofereça em Holocausto. E para que serve um holocausto no AT?

POR QUE? Conforme Ex 22.29 29Não tardarás em trazer ofertas do melhor das tuas ceifas e das tuas vinhas; o primogênito de teus filhos me darás.

Ainda, conforme Nm 3.46-49: 46Pelo resgate dos duzentos e setenta e três dos primogênitos dos filhos de Israel, que excedem o número dos levitas, 47tomarás por cabeça cinco siclos; segundo o siclo do santuário, os tomarás, a vinte geras o siclo. 48E darás a Arão e a seus filhos o dinheiro com o qual são resgatados os que são demais entre eles.

Portanto,

Deus pediu que Abraão lhe apresentasse uma oferta, um sacrfício expiatório. Estava cobrando a dívida de Abraão. Seu filho morreria pelos pecados da família.

 

As questões que precisavam ser esclarecidas em Moriá eram as seguintes:

 

·      Abraão havia esperado, abandonado sua terra e sua parentela e se sacrificado por Deus ou pelo menino, pelo primogênito, pelo poder?

·      Deus havia sido apenas um meio para um fim? A quem Abraão entregara o coração, em última análise, ao seu projeto de poder ou a Deus?

·      Abraão aprendeu a confiar em Deus somente, a amar a Deus por quem DEUS é, e não apenas por aquilo que poderia obter desse Deus?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JACÓ E A IDOLATRIA DO SEXO

 

Caminhemos agora para Gn 29.16:

16Ora, Labão tinha duas filhas: Lia, a mais velha, e Raquel, a mais moça. 17Lia tinha os olhos baços, porém Raquel era formosa de porte e de semblante. 18Jacó amava a Raquel e disse: Sete anos te servirei por tua filha mais moça, Raquel. 19Respondeu Labão: Melhor é que eu ta dê, em vez de dá-la a outro homem; fica, pois, comigo. 20Assim, por amor a Raquel, serviu Jacó sete anos; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava.

 

NVT (Gn 29.16-29)

16 Labão tinha duas filhas. A mais velha se chamava Lia, e a mais nova, Raquel. 17 Os olhos de Lia eram sem brilho,[a] mas Raquel tinha bela aparência e rosto atraente. 18 Visto que Jacó estava apaixonado por Raquel, disse a Labão: “Trabalharei para o senhor por sete anos se me der Raquel, sua filha mais nova, para ser minha esposa”. 19 “Melhor entregá-la a você do que a qualquer outro”, respondeu Labão. “Fique aqui e trabalhe comigo.” 20 Então Jacó trabalhou sete anos por Raquel. Ele a amava tanto que lhe pareceram apenas alguns dias.

·        AMADOS, Todos nós sabemos o histórico de Jacó:

1. Jacó foi o filho gêmeo mais novo de Isaque e Rebeca (neto de Abraão)

2. A Bíblia conta que Jacó nasceu agarrado ao calcanhar (hebraico ‘aqeb) de seu irmão gêmeo mais velho, Esaú.

3. Seu nome significa o SUPLANTADOR.

4. Aproveitando-se da fome de seu irmão Esaú que havia acabado de retornar do campo, Jacó comprou de Esaú o direito de primogenitura, e insistiu em um juramento considerado irrevogável.

6. Isaque, já idoso, comunicou que transmitiria sua benção patriarcal. Então ele pediu que Esaú preparasse para ele o seu prato favorito (Gn 27:1-46). Sabendo disso, Rebeca instruiu a Jacó sobre como ele deveria proceder para tomar aquela benção para si mesmo. Se aproveitando da cegueira do pai, Jacó se passou por seu irmão Esaú e foi abençoado por Isaque. Quando Isaque e Esaú descobriram o que havia ocorrido, nada mais poderia ser feito. A benção sobre a vida de Jacó era irrevogável (Gênesis 27:37,38).

 

 

Síntese:

 

Jacó era alguém que conquistara tudo até ali por meio da trapaça, do engano, ele buscou a primogenitura por meio da fraude, buscou a bênção do pai através da fraude. Ele não tinha a preferência do pai, e era completamente dependente da proteção da mãe.

 

Àquela altura da vida Jacó era um desesperado em busca de salvação afetiva.

 

MAL SABIA JACÓ O QUE PAULO IRIA DIZER TEMPOS DEPOIS ACERCA DELE, EM RM 9.10-13:

 

10E não ela somente, mas também Rebeca, ao conceber de um só, Isaque, nosso pai. 11E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), 12já fora dito a ela:

O mais velho será servo do mais moço.

13Como está escrito:

Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú.

 

Mas, aquela altura da vida, após fugir como um cachorro batido, Jacó precisava de redenção, o tipo de redenção que ele encontrou em Raquel.

 

VOLTEMOS AO TEXTO:

·      O texto hebraico diz no v. 17, do cap. 29 de Gênesis, que Raquel tinha um corpo magnífico e um rosto atraente. Jacó ficou mais do que encantado por Raquel: ficou perdidamente apaixonado.

·      Jacó ofereceu 07 anos de trabalho por Raquel: um preço que para os padrões da época era mais do que o dobro utilizado para comprar uma noiva.

·      Agora notem no cap 29.21: 21Disse Jacó a Labão: Dá-me minha mulher, pois já venceu o prazo, para que me case com ela.

 

O grande estudioso do hebráico Robert Alter diz que neste trecho, Jacó está dizendo literalmente a Labão: Mal posso esperar para fazer sexo com sua filha. Passe ela para mim agora.

 

 

Ou seja,

·      Jacó tinha uma vida absolutamente vazia, pois:

·      Perdeu o amor do pai

·      Perdeu o amor da mãe

·      Adquiriu o ódio do irmão

·      E quando ele encontra aquela mulher linda: taí, essa é a minha chance de me realizar! Conquistar aquela mulher deslubrante iria dar sentido e consertar tudo na vida de Jacó. Não por acaso ele se escraviza 14 anos por ela.

·      Em suma, Raquel não era apenas a esposa de Jacó, mas sua “salvadora”: seu ídolo.

·      Jacó, como Abraão em relação ao poder, tinha elevado o amor à posição de Deus.

·      Note que Jacó estava tão dominado pelo seu ídolo Raquel que ele sequer notou que Labão, em nenhum momento, diz explicitamente, diretamente, que iria dar Raquel por esposa para ele. Veja o verso 19: 19Respondeu Labão: Melhor é que eu ta dê, em vez de dá-la a outro homem; fica, pois, comigo. Ou seja: acho uma boa idéia você se casar com Raquel, antes você do que outro...

·      Em suma Jacó estava se casando com a mulher em que iria apoiar todos os seus anseios e expectativas;

·      Quantos esposas fazem isso com seus esposos e vice-versa, quando deveriam depositar todas as suas expectativas em Deus.

 

Por meio da idolatria do sexo escondemos tanta coisa:

·       é o homem mais velho que abandona a esposa por uma mulher bem mais nova, no esforço desesperado de esconder a realidade de que está envelhecendo.

·      É o rapaz que considera uma mulher desejável apenas até levá-la para a cama algumas vezes, perdendo o interesse em seguida. Porque para ele, as mulheres são só uma mercadoria necessária para o ajudar a se sentir desejável e poderoso.

·      Tudo isso faz desse tipo de amor uma droga, um modo de nos automedicarmos, e viciados sempre fazem escolhas destrutivas; como mulheres que repetidamente escolhem como parceiros aqueles que as torturam, física e psicologicamente.

 

Tudo isso, são as facetas da idolatria do sexo.

 

 

Nosso último personagem acerca do tema da Idolatria é... ZAQUEU, e a IDOLATRIA DO DINHEIRO

 

Lc 19.1-10

 

1Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade. 2Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, 3procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. 4Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar. 5Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. 6Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria. 7Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador. 8Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. 9Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. 10Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.

 

·      Por que um baixinho subiria numa árvore para ver melhor entre a multidão?...

·      Quem eram os publicanos: mafiosos. EXPLICAR CONTEXTO.

·      Os publicanos eram judeus que trabalhavam coletando impostos para o governo romano. É quase impossível sustentar a ideia de que Zaqueu era um chefe honesto que não sabia das falcatruas realizadas nas coletas de impostos, já que naqueles tempos ser publicano era quase sinônimo de ser ladrão.

·      No verso 8 parte b:  ZAQUEU DIZ QUE RESTITUIRIA QUATRO VEZES MAIS AGINDO ASSIM COM A CONSCIÊNCIA DE QUEM TINHA ROUBADO: Conforme Ex 22. 1Se alguém furtar boi ou ovelha e o abater ou vender, por um boi pagará cinco bois, e quatro ovelhas por uma ovelha. 

·      Mas ZAQUEU não era um simples mafioso: era o MAIORIAL DOS MAFIOSOS.

·      A classe dos publicanos no Novo Testamento era extremamente odiada pelos judeus, pois além dessa má fama, eles também eram considerados traidores de seu próprio povo ao servirem voluntariamente seus opressores, nesse caso, os romanos.

·      Governo de Vichy na França Ocupada pelos Nazistas. “Colabô”

·      Zaqueu tinha traído seu povo em prol do dinheiro, POR CAUSA DA GANÂNCIA.

 

Agora vamos amarrar as pontas soltas....

 

COMO ABRAÃO VENCEU A IDOLATRIA DO PODER (ATRAVÉS DA ESPERANÇA DEPOSITADA EM ISAQUE): SUBSTITUINDO À FÉ NA DESCENDÊNCIA PELA FÉ NAQUELE QUE PODERIA INCLUSIVE RESSUSCITAR O SEU DESCENDENTE DEPOIS DA MORTE.

 

COMO JACÓ VENCEU A IDOLATRIA DO SEXO: AO ENCONTRAR QUEM REALMENTE PODERIA LHE ABENÇOAR EM GN 32 QUANDO ELE LUTA PARA SER ABENÇOADO.

Procurei-a na aprovação do meu pai. Procurei-a na beleza de Raquel. Mas ela estava em ti. Agora não te deixarei ir enquanto não me abençoares. Nada mais importa. Não me interessa se morrerei nesse processo, porque se não puder contar com a tua bênção, nada terei. Nada mais bastará.

 

COMO ZAQUEU VENCEU A IDOLATRIA POR DINHEIRO: DEIXANDO A SALVAÇÃO ENTRAR NA SUA CASA. DEIXANDO JESUS CRISTO OCUPAR O LUGAR DO DINHEIRO.

 

 

 

 

 

 

 

POR FIM, COMO NOS LIBERTAR DE NOSSOS ÍDOLOS:

 

 

1. Em primeiro lugar: IDENTIFICANDO-OS

O teólogo e pastor William Temple certa vez disse: “Sua religião é o que você faz com sua solidão”. Em outras palavras, o verdadeiro deus do seu coração é aquilo em que seus pensamentos se concentram sem o menor esforço quando nada mais requer sua atenção.

1.1 Com o que você tem prazer de sonhar acordado? O que ocupa sua mente quando você não tem mais nada em que pensar?

 

2. Confessando e nos arrependendo. Pois, Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.
Provérbios 28:13

 

 

 

E por fim, aprendendo com Paulo em Cl 3.1-4:

 

1Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 2Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; 3porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. 4Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.

 

 

 

OREMOS.


(*) Este sermão é a exposição adaptada da obra de Tim Keller:




 

Comentários

Postagens mais visitadas