Sobre recomeçar (Lc 5.1-11)




mensagem a partir do minuto 33 do vídeo




Sermão IP Memorial (*)
27 de setembro 2020
Graça e paz meus irmãos, 

Inicialmente eu gostaria de manifestar minha alegria de estar aqui com os irmãos nesta Igreja. Passados mais de seis meses de pandemia é motivo de rendermos graças ao Senhor essa oportunidade de nos reencontrarmos, cada qual com sua prova, cada qual com sua luta, mas todos cobertos pelo cuidado de Deus nesse período tão turbulento em nosso país, e, sobretudo em nossa cidade, pois, somado aos problemas gerados pela pandemia temos enfrentado semanas inteiras sem ver qualquer nuvem no céu, sobrevivendo em meio a fumaça de incêndios que tem devastado nosso pantanal. Os dias definitivamente não são fáceis. 
E a partir desse contexto de luta que eu quero trazer nesta manhã uma palavra de de força, de encorajamento e consolo da parte de Deus, para que, saiamos daqui hoje com nosso coração arraigado em duas promessas de Deus fundamentais para o crescimento da nossa fé: nosso CHAMADO e nossa VOCAÇÃO. 
A primeira delas, a promessa do CHAMADO, eu quero refletir a partir do que está escrito no Evangelho de João 1.40-42. 
40 Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. 41 Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo), 42 e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).

Todos nós conhecemos a vida de Simão Pedro. 

Sabemos que era um Galileu nascido numa colônia de pescadores chamada Betsaida, que em Hebraico significa “CASA DE PESCA”.
Betsaida, essa pequena vila de pescadores, ficava às margens do Mar da Galileia, ou Lago de Genesaré, ou ainda Mar de Tiberíades. 
Sabemos que Pedro era casado e era empresário da pesca em sociedade com Zebedeu, o pai de André e João. 
Sabemos que Pedro tinha um gênio irascível, uma personalidade inconstante, um ímpeto ora corajoso ora covarde, ora cheio de fé ora cheio de medo. 
O Simão Pedro que conhecemos ao longo dos Evangelhos:

1. É um dos apóstolos mais próximos de Jesus: (1) Pedro estava ao lado de Jesus quando ele ressuscitou a filha de Jairo; (2) Pedro subiu com Jesus ao Monte da Transfiguração e pode vê-lo conversando com Moisés e Elias; (3) Pedro esteve com Jesus momentos antes de sua prisão no Jardim do Getsemani. 
2. É o apóstolo que no meio da tempestade ao ver Jesus andando sobre o Mar da Galileia, corajoamente pede para ir até Ele. E ele vai, mas, logo depois dos primeiros passos olha a fúria do vento e as circunstâncias e naufraga, até ser salvo por Jesus que o adverte: “homem de pequena fé, por que duvidaste?”
3. Pedro é o apóstolo que reconhece “Jesus como Filho de Deus” em Cesaréia, antes da partida de Jesus para a expiação em Jerusalém. E isso acontece logo após Pedro ser questionado pelo próprio Jesus acerca da verdadeira identidade do filho do homem: Quem os homens dizem ser o filho do homem? (Mt 16.13)
4. Pedro é esse apóstolo que reconhece Jesus como Deus num momento, e no mesmo capítulo 16 do Evangelho de Mateus, repreende o próprio Cristo, quando Jesus começa a dizer que veio ao mundo para sofrer e morrer pelas suas ovelhas: Deus tenha compaixão de ti, Senhor! Isso jamais te acontecerá (Mt 16.22). Jesus se volta para Pedro com contundência e diz: Para trás de mim, Satanás!, Tu és para mim motivo de tropeço, pois não pensa nas coisas de Deus, mas, sim, nas que são dos homens (Mt 16.23).
5. Pedro, dessa forma, é o apóstolo que ora recebe a revelação de Deus ora é instrumentalizado por Satanás. 
6. Pedro é o apóstolo que na última ceia com o Mestre, ocasião em que Jesus lava os pés dos discipulos num ato de humildade e exemplaridade a todos nós, diz (Jo13.8): Nunca me lavarás os pés. Ao que Jesus responde: Se eu te não lavar os pés, não tens parte comigo. E Pedro responde: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça.
7. Sabemos também que Pedro é o tipo de pessoa que faz promessas que não pode cumprir. Em Mt 26.35 ele diz: Senhor ainda que seja necessário morrer contigo, de modo nenhum te negarei. No Evangelho de Marcos está registrado que Pedro fazia esse juramento com veemência, isto é, repetidas vezes e enfaticamente. 
8. Pedro, portanto, é aquela típica pessoa que se acha forte, mas é fraca. É aquele tipo de pessoa que em certas ocasiões se coloca como melhor que as outras: AINDA QUE TODOS TE ABANDONEM SENHOR, EU NÃO TE ABANDONAREI. (Mt 26.33)
9. Sabemos que logo depois dessas juras de fidelidade: Jesus, no Jardim do Getsemani, sentindo angústias de morte, chama Pedro para orar com ele, e enquanto a maior batalha da humanidade estava sendo travada, enquanto Jesus geme, chora e ora: PEDRO ESTÁ DORMINDO. POR TRÊS VEZES JESUS VAI ACORDAR PEDRO, E ELE SE AGARRA AO SONO NOVAMENTE. 
10. Sabemos também que depois de mostrar descompromisso com quem ele jurara defender com a própria vida e sequer conseguira ficar vigilante e acordado, Pedro tenta compensar sua falta, sua displicência, com uma espécie de valentia carnal, com violência física, ao cortar a orelha do servo do sumo sacerdote (Jo18.10).  

Primeiras conclusões:

1. Eu não serei o primeiro pregador a afirmar que Pedro, na verdade, somos todos nós: com nossos medos e temores, com nossa inconstância, com nossa vontade fraca, com essa nossa capacidade inata de prometer com a boca e negar com as atitudes. 
2. Pedro, 
1. O primeiro entre os iguais, 
2. O cabeça de todas as listas de apóstolos, 
3. O líder da Igreja primitiva, 
4. Aquele que foi chamado pelo próprio Jesus, por três vezes, a apascentar o Seu rebanho, era simplesmente como qualquer um de nós até entender plenamente o sentido do seu chamado e a natureza da sua vocação. 

3. É a partir dessa compreensão e da mudança operada processualmente em sua vida pelo Espírito Santo: 

1. Que Pedro prega pela primeira vez o Evagelho de Jesus Cristo, em Atos 2, no dia de pentecostes, e 3 mil pessoas se convertem; 
2. Que ele manda o paralítico levantar, em atos 3.6, e o paralítico se levanta; 
3. Que ele se põe de joelhos, em atos 9, e ora, e manda Tabita que estava morta se levantar e Tabita se levanta; 
4. Que ele, através até da sua sombra, em atos 5.15, foi usado para curar e libertar pessoas; 
5. É Pedro que leva, ainda antes de Paulo, o Evangelho aos gentios quando vai a casa de Cornélio; 
6. É Pedro que narra a João Marcos o primeiro Evangelho a ser escrito; 
7. É Pedro quem escreve ainda duas cartas à Igreja antes de ser crucificado, como dirá o próprio Jesus a Pedro em Jo 21.18.  

Amados, se pedro fraquejou quanto ao seu chamado, quanto à sua vocação: aquele que iniciou a boa-obra, o chamando e o vocacionando foi fiel para cumpri-la em sua vida.
Quantos creem aqui que Jesus vai cumprir a boa-obra em sua vida, amém?

***

Interlúdio 
E Jesus vai nos aperfeiçoando como aperfeiçou Pedro, aprofundando nosso chamado para servi-lo, aprofundando nossa vocação para viver o Evangelho, em nossas respectivas profissões e na Igreja, despertando em nós uma virtude fundamental. E é acerca dessa potência que Deus fortalece em Nós que eu quero trazer vocês à meditação nessa manhã: trata-se do poder de recomeçar, da capacidade em perseverar apesar de tudo, de se esforçar para se levantar depois de cada queda. Para fazer tudo novamente, independente do resultado aparente, com empenho e energia. 

É A PARTIR DA CAPACIDADE DE BUSCAR RECONSTUIR DE FORMA PERSEVERANTE A PRÓPRIA HISTÓRIA QUE JESUS FAZ PEDRO ENTENDER O SENTIDO DO SEU CHAMADO E A ESPERANÇA DA SUA VOCAÇÃO.

O QUE EU QUERO DIZER A CADA UM DE VOCÊS É QUE DEUS IRÁ OPERAR EM VOCÊ À MEDIDA EM QUE VOCÊ SE PRONTIFICAR A RECOMEÇAR SEMPRE, CADA VEZ COM MAIS VIGOR E CORAGEM.

E para ilustrar essa virtude que está em buscar forças em Cristo pra recomeçar sempre é que eu vou meditar agora brevemente em Lucas 5 a partir do verso 1. 
  
***
Lc 5.1-11
1 Aconteceu que, ao apertá-lo a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; 2 e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes. 3 Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões. 4 Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. 5 Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. 6 Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes. 7 Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique. 8 Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador. 9 Pois, à vista da pesca que fizeram, a admiração se apoderou dele e de todos os seus companheiros, 10 bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus sócios. Disse Jesus a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens. 11 E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, o seguiram.

1. A gente pode imaginar que depois do primeiro chamado de Pedro, em Jo 1.42, quando Jesus fixa o olhar em Pedro e diz: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro). Podemos imaginar que a partir daquele momento Pedro nunca mais voltarar a colônia de pescadores e abandonara definitivamente a pesca para seguir a Cristo. 
2. Mas, o primeiro chamado, não convenceu tanto a Pedro a ponto de fazê-lo, por assim dizer, “deixar tudo e seguir o mestre”
3. Foi ali, no Lago de Genesaré, no Mar da Galileia, que Jesus encontra mais uma vez Pedro. Com as multidões o apertando para ouvir a Palavra de Deus.
4. O Lago de Genesaré com 23 km de cumprimento por 14 de largura, circundado pelas montanhas da Galileia e de Golã, era o palco de mais um chamado contundente de Cristo a Pedro. 
5. E, ali, depois de uma noite inteira de pescaria, Pedro ouve do Senhor Jesus Cristo: 
4 Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. 5 Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. 
NVT 4 Quando terminou de falar, disse a Simão: “Agora vá para onde é mais fundo e lancem as redes para pescar”. 5 Simão respondeu: “Mestre, trabalhamos duro a noite toda e não pegamos nada. Mas, por ser o senhor quem nos pede, vou lançar as redes novamente”.
NTLH 4Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão: — Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e os seus companheiros joguem as redes para pescar. 5Simão respondeu: — Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer.

Pontos de destaque:
1. A primeira lição que Jesus ensina a Pedro é que todos os membros da Igreja são “chamados” a recomeçar sempre que encontram uma prova.
Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar.
Jesus não pede que Pedro desista, pelo contrário.
Jesus não pede que Pedro foque exclusivamente no ministério, pelo contrário. 
Jesus não pede aceite a derrota.
(1)
O QUE JESUS ENSINA COM “MAR ADENTRO, PEDRO!”, É QUE O DESENVOLVIMENTO DA NOSSA VIDA ESPIRITUAL EXIGE DA NOSSA PARTE UM CONTÍNUO RECOMEÇAR.
(2)
DERROTA, DESSA FORMA, NÃO QUER DIZER DESISTÊNCIA, DERROTA, PARA NÓS, SIGNIFICA “MAR ADENTRO”.
(3)
DERROTA PARA O CRENTE NÃO SIGNIFICA, LARGAR TUDO, MUDAR DE META, TROCAR O OBJETIVO, DERROTA PARA O CRENTE SIGNIFICA “FAZE-TE AO LARGO”.
(4)
DERROTA PARA O CRENTE SIGNIFICA ESFORÇO REDOBRADO, ÂNIMO RECOMPOSTO, SIGNIFICA LEVANTAR DE NOVO, PORQUE QUEM COMEÇOU É FIEL PARA CUMPRIR.

2. A segunda lição que Jesus ensina a Pedro no Mar da Galileia, quando determina:  Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. É o seguinte: 

O SEGREDO DE TODOS OS PROGRESSOS E DE TODAS AS VITÓRIAS ESTÁ, NA VERDADE, EM SABER RECOMEÇAR, EM TIRAR ENSINAMENTO DE UM FRACASSO E DEPOIS TENTAR DE NOVO. MAIS QUE RECOMEÇAR, ESTÁ SABER RECOMEÇAR, OU SEJA, COM AINDA MAIS ENTREGA.

NÓS SÓ PROGREDIMOS EM QUALQUER ATIVIDADE QUANDO A TODO MOMENTO SUPERAMOS DIFICULDADES PROGRESSIVAS 

CORAGEM NÃO É CORTAR A ORELHA DO INIMIGO, CORAGEM É RECOMEÇAR UM NOVO ESFORÇO

Exemplos de perseverança: 
1. O pintor e ceramista Bernard Palissy do século XVI, quando preparava suas tintas passava dias inteiros trabalhando o cozimento para cada tom, para cada esmalte, em busca de nuances novos, de cores novas. Diz a história que Bernarnd, por vezes, tendo acabado o estoque de madeira para alimentar o forno a lenha, ele que apesar de pobre, começa a queimar os móveis, arrancar o soalho da sua casa até conseguir extrair a cor perfeita que o tornou célebre.

NÃO PODEMOS NOS RENDER A UMA VIDA ESPIRITUAL MORNA, A DESEMPENHOS ESCOLARES PÍFIOS, A CARREIRAS PROFISSIONAIS MEDÍOCRES POR MEDO DAS DIFICULDADES OU CANSAÇO NA LUTA EM RECOMEÇAR.

TODA BATALHA É VENCIDA COM SOLDADO EXAUSTO, COM A ESPADA PREGADA NA MÃO.

JESUS ESTÁ A DIZER: “SIMÃO VAI MAIS LONGE DO QUE DURANTE ESSA NOITE DE ESFORÇOS INÚTEIS!” 

A Primeira lição é recomeçar: não largue a rede. Não solte a espada. Não abandona. Não desista.
A Segunda lição é saber recomeçar: mar adentro. Volte a orar e ore mais. Volta a participar das atividades da Igreja e participe ainda mais do que antes. Volte a Estudar e estude mais. Volte lutar e lute com mais intensidade. 

3. A terceira lição que Jesus ensina a Pedro está no verso 5: 5 Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. 
COLOQUE A OBEDIÊNCIA A DEUS ACIMA DA SUA OPINIÃO.
COLOQUE A VONTADE DE DEUS ACIMA DA SUA VONTADE.
COLOQUE A CONFIANÇA EM DEUS E ESQUEÇA A SUA AUTOCONFIANÇA.

“MAS SOB A TUA PALAVRA LANÇAREI AS REDES.”

Sob tua palavra Senhor eu vou continuar orando pelo meu filho, pela minha família
Sob tua palavra Senhor eu vou amar ainda mais minha esposa e cuidar do meu casamento
Sob tua palavra Senhor eu não vou desistir de ser mais fiel, mais puro, mais íntegro
Sob tua palavra Senhor eu vou trabalhar com mais energia e dedicação.
É confiado na tua palavra que eu quero viver.


"MAS, PRESBÍTERO GABRIEL, EU VENHO TENTANDO HÁ 10 ANOS. 
PIOR, PRESBÍTERO, EU JÁ DESISTI TEM 10 ANOS. 
NÃO TEM NEM LÓGICA TENTAR MAIS, NÃO É RAZOÁVEL, NÃO TEM JEITO.

--- DEIXA EU TE DIZER: NÃO SE TRATA DE SER RAZOÁVEL, MAS DE OBEDECER AQUELE QUE VAI TE DAR A MAIOR PESCA DA SUA VIDA."

Por fim, eu quero ler com os irmãos:

Ef. 3.20
Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

Oremos.



(*) Sermão adaptado dos caps. 1-2, da obra de Georges Chevrot:





Comentários

Postagens mais visitadas