A recompensa do discipulado


 



Sermão 25 Out 2020

IP Centenário


 

Graça e paz do nosso Senhor Jesus Cristo, amém

Vamos abrir a palavra de Deus no Evangelho de Marcos 10.23-31, peço que os irmãos mantenha a Bíblia aberta após a leitura.

 

23Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! 24Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus! 25É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. 26Eles ficaram sobremodo maravilhados, dizendo entre si: Então, quem pode ser salvo? 27Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível. 28Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos29Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, 30que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna. 31Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos, primeiros.

Oremos ao Senhor.

 

Introdução

            O tema da nossa mensagem nessa manhã é “A recompensa do discípulo”. Quero pensar com os irmãos qual é o retorno que temos ao entregar nossa vida a Jesus. Ou seja, o meu objetivo nessa manhã é expor a vocês quais as três recompensas que a vida em Cristo Jesus nos oferece.

            Para tanto, eu gostaria de meditar na questão levantada pelo Apóstolo Pedro no verso 28 que acabamos de ler, que eu chamo a atenção de todos novamente: 28Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos.

            Lendo esse verso, algumas perguntas nos vem a mente: Qual o contexto dessa questão? Qual a situação experimentada pelo apóstolo Pedro que fez com que ele levantasse essa questão? O que Pedro queria saber? Por que Pedro queria saber o que seria deles? E nós que deixamos tudo e te seguimos Senhor, o que será de nós?. E é sobre o que será de mim, de vocês, de todos nós, é que iremos meditar hoje.

 

1. Contexto da fala de Jesus

·         A primeira consideração que devemos fazer é que Jesus faz essa fala que acabamos de ler em Mc 10.23-21, logo após ele ter uma conversa com um jovem rico que queria obter a vida eterna; “que farei para herdar a vida eterna”, ele diz.

 

·         O jovem rico cumpria rigorosamente a lei, ele reconhecia Jesus como Mestre, mas quando orientado por Jesus a vender tudo o que tinha e dar aos pobres, aquele jovem ficou triste, ficou contrariado e foi embora.

 

 

·         Jesus passa então a apontar aos discípulos o obstáculo que o amor à riqueza constitui quando se quer alcançar a vida eterna: 24 (...) Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus! 25É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. 

 

 

 

·         Pedro que acompanhou aquela conversa e que tinha cumprido exatamente aquela ordem que Jesus deu ao jovem rico, pensou: E nós Senhor, que deixamos tudo para trás, que renuciamos nossa família, que renunciamos nossos antigos amigos, que renuciamos nossos antigos prazeres, que renunciamos até nossos empregos, nossa empresa, e quanto a nós, que fizemos o que esse jovem rico não fez, o que será de nós que renunciamos tudo para te seguir?

 

2. Contexto de Pedro 

·         Pedro aparentemente poderia estar pondo em dúvida as promessas de Jesus...

·         Pedro aparentemente poderia estar servindo a Jesus com o propósito de ganhos futuros...  

·         Mas não, a questão que Pedro levanta em voz alta é a pergunta que todos nós fazemos em voz baixa muitas vezes ao longo da nossa vida:

VALE A PENA TODA RENÚNCIA POR CRISTO JESUS?

·         Vale a pena renunciar os prazeres da carne?

·         Vale a pena renunciar a minha vontade para fazer a vontade de Cristo?

·         Vale a pena ser manso e humilidade quando a maioria das pessoas é agressiva e arrogante?

·         Vale a pena dar a outra face quando todo mundo só pensa em maltratar o próximo?

·         Vale a pena andar a outra milha quando querem nos explorar?

·         Vale a pena ser bondoso quando o mundo nos trata com maldade?

·         Vale a pena ser misericordioso quando a maioria das pessoas quer apenas tirar vantagem de nós?

·         Vale a pena manter esse casamento quando se separar é a coisa mais normal do mundo

·         Vale a pena ser honesto? Vale a pena manter a castidade? Vale a pena não falar palavrão? Não contar piadas sujas? Não se assentar na roda dos escarnecedores?

·         Vale a pena honrar a palavra empenhada?

·         Vale a pena enfrentar tanto sofrimento nesse mundo que faz do cristão verdadeiro um tipo de idiota?   

3. Meditações sobre a renúncia

 

             

·         Quando Pedro levanta esssa questão pra Jesus, por duas ocasiões ele, Jesus, já havia dito que iria até Jerusalém para sofrer e morrer.

·         Naquele momento em que Jesus encontra o Jovem rico e depois trava essa conversa com Pedro ele já estava há poucos quilômetros de Jerusalém.

·         Pedro, dessa forma, queria uma confirmação. A confirmação que todos nós precisamos ouvir diariamente:

1. QUE ABRIR MÃO DE TUDO POR JESUS É A MELHOR COISA QUE PODE NOS ACONTECER;

 

2. QUE RENUNCIAR AO NOSSO EU, ÀS NOSSA VONTADES E DESEJOS POR JESUS CRISTO É A MELHOR COISA QUE PODEMOS FAZER;

 

3. QUE O HOMEM MAIS RICO E MAIS PODEROSO, SEM CRISTO, É UM MISERÁVEL DIGNO DE PENA.

 

4. QUE A ÚNICA FORMA DE GANHAR É PERDER

5. QUE A ÚNICA FORMA DE RECEBER É DAR SE MEDIDA

6. QUE A ÚNICA FORMA DE VIVER É MORRER PARA O MUNDO

7. QUE A ÚNICA FORMA DE SER FELIZ É SOFRER PELO SEU NOME

 

A CONFIRMAÇÃO QUE PEDRO OUVE DA BOCA DE JESUS E QUE DEVE SER O MOTIVO DA NOSSA CONFIANÇA É O QUE NÓS LEMOS A PARTIR DO VERSO 29:

 

29Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, 30que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna. 31Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos, primeiros.

 

 

 4. AS TRÊS RECOMPENSAS

 

·         Jesus não diz apenas a Pedro que vale a pena deixar tudo para trás e o seguir...

·         E a primeira recompensa que Jesus nos apresenta em ordem de importância é a vida eterna.

 

4.1. VIDA ETERNA

            1. O evangelista João vai dizer, no cap. 2.17, sobre a vida eterna o seguinte: E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

            2.  Paulo em 2 Coríntios 4:18, vai dizer sobre a vida eterna: Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.

            3. Mateus vai escrever no cap. 10.39 sobre a vida eterna: Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á.

            4. O profeta Daniel vai dizer no cap. 12.2-3, sobre a vida eterna: Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente.
Amados,

·         Nós nunca ficaríamos tentados para olhar para trás se lembrássemos o tempo todo da vida eterna.

Pela vida eterna, * vale a pena ser manso e humilde; vale a pena ser fiel nos dízimos e ofertas

Pela vida eterna, * vale a pena abrir mão de riquezas

Pela vida eterna, * vale a pena ser imigrante em qualquer lugar do mundo

Pela vida eterna, * vale a pena sofrer um pouquinho aqui para gozar eternamente lá.

 

·         Devemos ter em mente diariamente, em meio as lutas e tentações, às palavras de Paulo, em Rm 8.17:

E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

 Amados irmãos,

 

·         Moisés renuciou o luxo do palácio a fim de alcançar a vida eterna...

·         José, no Egito renunciou ao prazer sexual com a mulher de Potifar 

·         Daniel, o profeta, renunciou aos manjares do rei da Babilônia

·         Abraão foi provado a renunciar o próprio filho quando Deus lhe pediu que sacrificasse Isaque

·         Eliseu, o profeta que ao ser chamado para dar continuidade ao ministério de Elias, estava lavrando a terra com doze jutas de bois e como um ato de fé sacrificou os bois e queimou os carros

 

Todos eles alcançaram a vida eterna porque renunciaram

Porque a primeira recompensa em renunciar é receber a vida eterna.

 

 

4.2 A segunda recompensa: O CÊNTUPLO DO QUE SACRIFICARAM

 

·         A segunda recompensa que Jesus responde a Pedro é: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, 30que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos (...)

 

·         O que Jesus está dizendo aqui: QUE O QUE VOCÊ DEU PRA JESUS, QUE O PRAZER, O DINHEIRO, A TUDO O MAIS QUE VOCÊ SACRIFICOU ELE IRÁ TE DAR 100 VEZES MAIS!

·         AGORA, ME PERMITA TE EXPLICAR UMA COISA:

1. Jesus não está dizendo aqui que ele vai te dar SEMPRE uma QUANTIDADE CEM VEZES MAIOR daquela que você sacrificou.

 

* preste atenção: Jesus vai te dar uma felicidade 100 vezes maior da que você teria se fosse 100 vezes mais rico do que você é hoje.

* Não se trata de dar 10 pra ganhar 1000. Trata-se de não te faltar nada mesmo com 10.

* Trata-se de ter uma satisfação centuplicada mesmo com o pouco que temos.

* Trata-se de encontrar irmãos e filhos que sejam ainda mais chegados que irmãos

* Trata-se de ter uma pátria mesmo longe da nossa pátria

* Há cem vezes mais felicidade em dar do que receber, em servir do que ser servido.

 

Eu quero falar agora sobre a TERCEIRA RECOMPENSA, DEPOIS DA VIDA ETERNA E DAS BÊNÇÃOS CENTUPLICADAS.

 

A TERCEIRA RECOMPENSA EU QUERO LER COM OS IRMÃOS NO V.29

 

4.3. AS PERSEGUIÇÕES:

 

·         Leia comigo novamente o verso 29: 29Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, 30que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna.

·         Em Mt 5.11, no Sermão do Monte, Jesus nos diz:

Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.

·         As perseguições também são bênçãos:

·         Analisem comigo: A felicidade de servir a Cristo dá a vida presente uma tal paz que, por um efeito inesperado, o verdadeiro cristão acabaria por se prender à terra.

·         Através das perseguições ficamos curados dos perigos do egoísmo.

·         Sofrer perseguições por causa de Cristo é ter a certeza de que estamos no caminho certo

·         Quando o cristão vê que a perseguição que ele sofre é menos contra a sua pessoa e mais contra quem ele segue, que é Jesus. Esse Cristão tem a honra de sofrer por Ele. E pode dizer como os apóstolos que após terem sofrido duros açoites em At 5.41:

41E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome. 

Hoje nós temos a graça de celebrar mais uma vez a nossa união na carne e no sangue dAquele que nos deu a VIDA ETERNA NOS DANDO CEM VEZES MAIS O QUE ENTREGAMOS, MESMO EM MEIO ÀS PERSEGUIÇÕES.

 

OREMOS.

Comentários

Postagens mais visitadas